Pico das Almas, Cachoeira do Jiló, Poço das Andorinhas, Cachoeira do Mocotó

Os três passeios mais realizados na cidade de Rio de Contas, sendo o Pico das Almas, Visita aos Povoados quilombolas de Bananal e Barra, duas comunidades fundadas por escravos foragidos, visita ao Povoado português de Mato Grosso fundada por bandeirantes, passagem pela Ponte do Coronel, um local com vários poços ideais ao banho. Visita a Cachoeira do Jiló e o Poço Preto com três opções de banho nas águas do Rio Brumado.

 

Descrição dos roteiros

1° DIA - PICO DAS ALMAS

Partida de Rio de Contas até o início da trilha, a caminhada inicia em nível médio com pequenas subidas e vão ver diversos tipos de plantas como orquídeas, bromélias, caliandras, velósias, etc. Passagem pelo Vale do Queiróz uma vasta planície com formações rochosas. Passagem por uma área de mata nativa e início da subida até o topo, lá do alto os visitantes terão uma vista completa da Região de Rio de Contas e cidades vizinhas. Lá do alto os visitantes avistarão a cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora, os Campos Gerais da cidade de Rio de Contas, a comunidade portuguesa de Mato Grosso, o Pico do Itobira, parte do Pico do Barbado  e uma vasta cadeia de montanhas. Na volta tem um banho refrescante no Poço do Queiróz. Caminhada de volta para o carro e volta para a sede..

 

2° DIA - CACHOEIRA DO JILÓ E POÇO PRETO

Transfer de cerca de 40 minutos até o início da trilha, após caminhada de dez minutos visitantes já estarão na cachoeira com parada para banho nos poços de águas claras, e com profundidade variada. Após o primeiro banho tem caminahda para o Poço Preto, local bom para boas braçadas. Após o banho no Poço Preto caminhada de cerca de vinte minutos até a segunda Cachoeira do Jiló, caminhada de volta para o carro. Passagem pela Fazenda Vaccaro, local onde é fabricada a aguardente orgânica Serra das Almas, os visitantes poderão acompanhar todo o processo de fabrico da cachaça que foi eleita em 2011 a melhor do Brasil. Na fazenda tem boas opções de lazer com piscina de água corrente, escorregadeira, balanço radical, mirante etc. Volta para o Centro de Rio de Contas.

 

3º DIA – POÇO DAS ANDORINHAS / MIRANTE AEROPORTO

Transfer de carro até o início da trilha e após cerca de uma hora e meia inicia a caminhada em direção as cachoeiras, após cerca de vinte minutos de caminhada já chegaremos ao primeiro poço, seguido de uma cachoeira com cerca de dez metros, a caminhada inicia até o segundo poço com parada para banho, após o banho a caminhada continua até o Poço das Andorinhas, com parada para banho. Após o banho é hora de fazer o caminho de volta com mais paradas para banho no Poço do Pinga Pinga e outros poços, caminhada de volta até o carro e volta para a sede, mas antes tem passagem pelo Mirante Aeroporto onde avistaremos toda a sede do alto a cerca de 1.200m

 

4º DIA – CACHOEIRA DA BOA SENTENÇA / MIRANTE AEROPORTO

Partindo da pousada ou hotel com transfer de cera de duas horas até o início da trilha, e caminhada plana até o iníco do Riacho do Morcego, com parada para banho e contemplação das quedas d’água, com vários poços ideais ao banho, após o banho caminhada de volta até o carro e volta para a sede. Na volta os visitantes poderão ver parte da cadeia montanhosa que envolve a cidade de Rio de Contas, é parte da Serra das Almas, passagem pelo Mirante Aeroporto para vista e contemplação da cidade de Rio de Contas do alto a cerca de 1.200 metros de altitude. 

 

Temos 99 visitantes e Nenhum membro online

  • Site atualizado em: Segunda 18 Janeiro 2021, 19:22:29
Rio de Contas Adventure - Chapada Diamantina - Bahia