Trekking das Alturas - Visite a mais elevada vila da Bahia e suba os maiores picos do nordeste

Um pacote dedicado para aventureiros com passagem pela vila mais elevada da Bahia, situada a cerca de 1.600m, subida as três maiores elevações da Bahia, exclusividade Chapadatur, subida ao Pico do itobira, e caminhada inédita até o Pico do Barbado com subida a maior elevação da Bahia pelas costas. A trilha segue pelas 8 maiores montanhas da Bahia com passagem pela Serra da Mesa, caminhada pela Mata dos Frios, subida a Serra Itubira, subida ao Pico do Barbado, subida ao Pico do Elefante que segundo dados não oficiais ele pode ser a segunda maior elevação da Bahia com altitude aproximada de 1.980 metros, do outro lado do Pico do Elefante os vistantes terão uma vista completa e privilegiada da Chapada a quase 360 graus.

DESCRIÇÃO

1° DIA - PONTE DO CORONEL / VILA PORTUGUESA DE MATO GROSSO / GERAIS DO MATO GROSSO / PICO DO ITOBIRA

Saída de Rio de Contas com translado de carro até a Ponte do Coronel, um balneário com vários poços e corredeiras ideais ao banho e com profundidades variadas, parada para banho e contemplação do local, após o banho seguiremos de carro para a mais elevada vila de Rio de Contas, fundada em 1.718 é a primeira povoação oficial fundada na chapada, após passagem pela vila seguiremos em direção ao Mirante Bittencourt, estaremos a cerca de 1.600m, lá do alto tem-se uma vista privilegiada de grande parte da chapada como a Serra da Mesa, Pico das Almas, Pico do Itobira, Parte do Pico do Barbado, e os gerais de Rio de Contas, Serra da Tromba, etc. Após esse ponto seguiremos para o início da rilha de acesso ao Pico do Itobira, com passgem pelos Gerais de Rio de Contas, seguiremos por uma trilha antiga usada por antigos garimpeiros no tempo da mineração, quase toda parte do percurso é plana sem muitas dificuldades, após passagem pelos gerais chegaremos a uma parte alta de onde avistaremos o Pico do Itobira, seguiremos em direção a base do mesmo, até esse ponto pgareos pequenas subidas que não reque muito esforço, após esse ponto seguiremos em ataque a segunda maior elevação do nordeste, da base ao topo leve-se cerca de 40 minutos, em subida íngreme e dificuldade elevada, ao chegar no topo montaremos o acampamento, pegaremos lá do alto o belo por do sol, com certeza um dos mais belos da chapada.

Dificuldade: Médio no início / Alto no final - Tempo de Caminhada ida: 8 horas - Duração do Passeio: todo o dia - Use calçados de boa aderência, calças compridas.

2° DIA - VALE DOS SILVANOS / SERRA DA MESA / MATA DOS FRIOS / SERRA ITUBIRA

Os visitantes deverão acordar antes do amanhecer para pegar o nascer do sol no topo da segunda maior elevação da Bahia com 1.970 metros de altitude, após pegar o nascer do sol, é hora de tomar o café da manha e descer o pico e seguir em direção ao Pico do Barbado, com passagem pela Mata do Silvano, o Vale do Silvano, seguindo em direção a Serra da Mesa, até chegar na Mata dos Frios, com parada para lanche e descanso, seguiremos em direção a Serra Itubira e caminhada até os pés do Pico do Barbado com parada para descanso e montagem do acampamento.

Dificuldade: Médio / Alto - Tempo de Caminhada ida: 8 horas - Duração do Passeio: Todo o dia - Use calçados de boa aderência, calças compridas.
Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes

3° DIA - PICO DO BARBADO PELAS COSTAS / VISTA INÉDITA DO PICO DO ELEFANTE /FORMAÇÕES ROCHOSAS ÚNICAS /FORQUILHA DA SERRA

Caminhada até o topo da maior elevação do nordeste com 2.033 metros, mas antes passagem pos antigos garimpos e formações rochosas únicas em toda a chapada, em seguida chegaremos as costas do Pico do Barbado, antes de pegarmos a subida de acesso ao Pico, avistaremos o ico do Elefante pelas costas, toda a montanha lembra de fato um elefante, a caminhada rumo ao topo requer cuidados, e esforço por parte dos visitantes, do alto do Pico do Barbado os visitantes terão uma completa e privilegiada vista de toda a chapada, em dias claros é possível avistar o Morro do Pai Inácio, o Morro do Castelo no Pati, o Morrão, a Serra da Tromba, a cadeia montanhosa da Serra do Sincorá, o Pico das Almas e o Pico do itobira. Após contemplação no topo descida até um local conhecido como Forquilha da Serra, nesse local será montado o acampamento e pernoite.

Dificuldade: Médio / Alto - Tempo de Caminhada ida: 3 horas - Duração do Passeio: 8 horas - Use calçados de boa aderência, calças compridas.

4° DIA - PICO DO ELEFANTE / CATOLÉS / PIATÃ

Subida inédita ao Pico do Elefante, segundo dados não oficiais esse pode ser a segunda maior elevação da Bahia com cerca de 1.980 metros, se esse dado se confirmar o Pico das Almas cairá para quarto e o Pico do itobira cairá para terceiro. A subida da parte inicial do Pico do Elefante é muito íngreme e requer cuidados especiais e atenção por parte dos visitantes, após a passagem pela parte inicial chega a parte semi plana com caminhada até a Cabeça do Elefante, onde o nível de dificuldade se eleva novamente até chegada ao topo. Lá do alto os visitantes terão um complemento da vista que se tem do Pico do Barbado, sendo possível avistar parte da cidade de Rio do Pires, o Morro do Pai Inácio, os gerais de Piatã e Mucugê, a Serra da Tromba, o Pico das Almas e Parte do Pico do itobira, etc. Chega a hora de descer o Pico do Elefante e volta para a Forquilha da Serra e caminhada até a vila de Catolés de Cima, onde um carro nos levará para a cidade e Piatã.

Lanche e alimentação ficam por conta dos visitantes

Obs: A duração dos passeios pode variar para mais ou para menos.
Há a opção de voltar por Rio de Contas ao invés de Piatã.

Antes de contratar o seu passeio ou pacote verifique conosco se temos disponibilidade, recomendamos o agendamento com bastante antecedência pois poderemos não estar livres caso o cliente chegue de última hora.

Aceitamos todos os meios de pagamento