Picos das Almas, Itobira, Barbado e Elefante - Quatro picos em 5 dias

Suba em cinco dias as quatro maiores elevações da Bahia. Subida do Pico do Itobira, Pico do Barbado e o Pico do Elefante e subida ao Pico das Almas. Nesse pacote de passeios com duração de cinco dias os visitantes passarão por uma trilha inédita feita entre o Pico do Itobira e o Pico do Barbado e subida inédita ao Pico do Elefante.

 

Descrição dos roteiros

1° DIA - PICO DAS ALMAS

Partida de Rio de Contas até o início da trilha com translado de uma hora, a caminhada inicia em nível médio, os visitantes vao ver diversos tipos de plantas como orquídeas, bromélias, caliandras, velósias, etc. Passagem pelo Vale do Queiróz uma vasta planície com formações rochosas únicas em toda a chapada. Passagem por uma área de mata nativa e início da subida até o topo, lá do alto os visitantes terão uma vista completa da Região de Rio de Contas, como os Campos Gerais, a comunidade portuguesa de Mato Grosso, o Pico do Itobira, parte do Pico do Barbado, e uma vasta cadeia de montanhas. Na volta tem banho no poço do Vale do Queiróz. A caminhada segue de até o carro e volta para o centro de Rio de Contas.

 

2° DIA - PONTE DO CORONEL / CACHOEIRA DO CAMBURU / PICO DO ITOBIRA

Transfer até a Ponte do Coronel, com parada para banho, após o banho seguiremos de carro para o início da trilha de acesso ao Pico do Itobira. A caminhada inicia em nível médio até a Cachoeira do Camburú, com cinco metros de queda e poço de profndidade de dois metros. À medida que se aproxima da montanha a dificuldade se eleva e os mais belos panoramas vão aparecendo, e ao chegarmos ao topo teremos uma vista completa dos gerais de Rio de Contas, vista a cidade de Rio de Contas, vista do Pico das Almas, vista do Pico do Barbado etc. Montaremos o nosso acampamento no topo e aguardaremos o por do sol, um fenômeno fantástico visto lá do alto. Pernoite no topo a 1.970 metros de altitude.

 

3° DIA - VALE DOS SILVANOS / SERRA DA MESA / MATA DOS FRIOS / SERRA ITUBIRA

Os visitantes deverão acordar antes do amanhecer para pegar o nascer do sol, após o nascer do sol, é hora de tomar o café da manha e descer o pico e seguir em direção ao Pico do Barbado, com passagem pela Mata do Silvano, o Vale do Silvano, seguindo em direção a Serra da Mesa, até chegar na Mata dos Frios, com parada para lanche e descanso, seguiremos em direção a Serra Itubira e caminhada até os pés do Pico do Barbado com parada para descanso e montagem do acampamento.

 

4° DIA - PICO DO BARBADO / FORQUILHA DA SERRA

Caminhada até o topo do Pico do Barbado onde os visitantes terão uma completa e privilegiada vista de toda a chapada, em dias claros é possível avistar o Morro do Pai Inácio, o Morro do Castelo no Pati, o Morrão, a Serra da Tromba, a cadeia montanhosa da Serra do Sincorá, o Pico das Almas e o Pico do itobira. Após contemplação no topo descida até um local conhecido como Forquilha da Serra, nesse local será montado o acampamento e pernoite.

 

5° DIA - PICO DO ELEFANTE / CACHOEIRA DO BICHO / GERAIS DE RIO DE CONTAS

A subida da parte inicial do Pico do Elefante é muito íngreme e requer cuidados especiais e atenção por parte dos visitantes, após a passagem pela parte inicial chega a parte meio plana com caminhada até a Cabeça do Elefante, onde o nível de dificuldade se eleva novamente até chegada ao topo. Lá do alto os visitantes terão um complemento da vista que se tem do Pico do Barbado, sendo possível avistar parte da cidade de Rio do Pires, o Morro do Pai Inácio, os gerais de Piatã e Mucugê, a Serra da Tromba, o Pico das Almas e Parte do Pico do itobira, etc. Chega a hora de descer o Pico do Elefante e volta para a Forquilha da Serra e caminhada até o outro lado da serra, onde seguiremos de carro até a Cachoeira do Bicho com banho e após o banho seguiremos cortando os gerais de Rio de Contas até a sede.

 

Temos 121 visitantes e Nenhum membro online

  • Site atualizado em: Segunda 18 Janeiro 2021, 19:22:29
Rio de Contas Adventure - Chapada Diamantina - Bahia