Bate e volta dois dias

Picos das Almas e Barbado

Conquiste dois dos Gigantes do Nordeste em expedições rápidas de dois dias em bate e volta, com um dia para cada pico. No primeiro dia tem a conquista do Pico da Almas com seus 1.958m, formações rochosas únicas em toda a chapada, rica flora pesquisada por mais de vinte anos, e bela vista do alto. No segundo dia tem a conquista do Pico do Barbado, o ponto masi elevado do Nordeste Brasileiro, com 2.033 metros e a mais bela trilha de todas passando ela cidade de Rio de Contas, na volta tem banho na Cachoeira Quebra Cangaia e passagem pelos Gerais de Rio de Contas com vista para os Picos ds Almas e Itobira..

Partida: Rio de Contas / sede 

Descrição dos Roteiros
Dia 01: Vale do Queiróz / Portal das Almas / Mata das Almas / Paredão das Almas / O topo - Partiremos da sede em direção início da trilha. A caminhada começa em nível médio com pequenas subidas e trechos planos, após meia hora de caminhada chegaremos ao mirante onde avistaremos o caminho já percorrido, seguiremos caminhando por mais uma hora de caminhada até o Vale do Queiróz, local com formações rochosas únicas, seguiremos atravessando a Mata das Almas e passagem pelo Rio Brumado, começa então a subida, devermes tomar cuidados para evitar escorregões nos trechos encharcados e lamacentos, após subir o primeiro morro seguiremos por trechos mais calmos até o Portal das Almas, uma formação rochosa em formato de portal, parada para fotos e descanso, seguiremos subindo o segundo morro, ao vencer o mesmo avistaremos a nascente do Rio Brumado e o vale do mesmo nome e  parte da Serra das Almas, seguiremos agora em ataque ao Pico das Almas, numa escalaminhada de 40 minutos e enfim conquistaremos um dos Gigantes do Nordeste com 1.958m. Lá do alto avistaremos o Pico do Itobira e parte do Pico do Barbado, os gerais de Rio de Contas e cidades vizinhas. Paradas para fotos e descanso, em seguida faremos o caminho de volta com parada para banho no poço do Vale do Queiróz, após o banho seguiremos caminhando até o carro e volta para a sede.
Duração do passeio: 10 horas - Caminhada ida: 6,5km - Percurso de Carro ida: 19km - Dificuldade: Média, Alta..

 

Dia 02: Gerais de Rio de Contas/ Mirante Gigantes do Nordeste / Forquilha da Serra / Pico do Barbado - Partida cedo da sede em direção aos gerais de Rio de Contas em seguida passaremos por vários povoados e vilarejos até chegarmos a um pono alto apelidado de Mirante Gigantes do Nordeste, nesse local avistaremos as mais elevadas montanhs da região com destaque para o Pico do Barbado, seguiremos subindo ladeiras íngremes e contornando montanhas até chegarmos ao início da trilha de acesso ao Pico do Barbado. A caminhada inicial é em novel baixo com trechos panos, mas em seguida vem as subidas, após 1 hora e meia de caminhada chegaremos a um corredor conhecido com Forquilha da Serra com parada paa descanso e lanche no local, em seguida iremos em direção ao Pico do Barbado com subidas íngremes e belíssima vista a medida que vamos ganhando altitude, próximo ao todo a dificuldade cai e após mais alguns minutos conquistaremos o topo do Nordeste, estaremos a 2.033 metros de altitude e vista completa em 360º, em dias de céu limpo avistaremos as principais montanhas da chapada e do Parque Nacional. Parada para lanche e descanso, em seguida pegaremos o caminho de volta até o carro, seguiremos de carro por mais 20 minutos onde farmeos uma nova parada para um banho na recém descoberta Cachoeira Quebra Cangaia com sua grande beleza natural, após o banho retornaremos para o caro e retorno para a sede.
Duração do passeio: 12 horas - Caminhada ida: 6km - Percurso de Carro ida: 60km - Dificuldade: Média, Alta..
Obs: a duração dos passeios pode variar para mais ou para menos.

Pico das Almas e Barbado
Note 0 sur 5 Pour 0 votes