Picos das Almas, Itobira e Barbado
Conquiste os Gigantes do Nordeste em expedições rápidas

Conquiste os Gigantes do Nordeste em Expedições rápidas sendo um dia para cada pico, subida ao Pico das Almas, com rica flora e formações rochosas únicas além da belíssima vista no alto, ataque ao Pico do Itobira com passgem por vários vales e vista sem igual no topo, e por fim tem a conquista do Topo do Nordeste, o Pico do Barbado com 2.033 metros.

Descrição dos Roteiros

Dia 01 - Pico das Almas / Vale do Queiroz / Mata do Brumado / Portal das Almas / Paredão das Almas / Vista do Topo - Partida de Rio de Contas até o início da trilha com translado de uma hora, a caminhada inicia em nivel médio com pequenas subidas, durante a caminhada inical os visitantes vão ver diversos tipos de plantas como orquídeas, bromélias, caliandras, velósias, etc. Passagem pelo Vale do Queiróz uma vasta planície com formações rochosas únicas em toda a chapada. Passagem por uma área de mata nativa e início da subida do Primeiro morro de três, após vencermos esse primeiro morro avistaremos do alto todo o Vale do Queiróz, a pernada continua por trechos planos até o Portal das Almas uma formação rochosa em forma de portal, parada para fotos e contemplaçãop, em seguida começa a subida do segundo morro e após a subida do mesmo avistaremos a nascente do Rio Brumado, principal rio da cidade, agora falta apenas o Pico das Almas, seguiremos subindo por trechos inclinados e com escalaminhadas e após 40 minutos chegaremos ao topo do Pico das Almas. Lá do alto os visitantes terão uma vista completa em 360 graus da Serra das Almas, dos Vales do Queiróz e do Brumado, e cidades próximas. Após contemplação e descanso chega a hora de descer, após a descida faremos uma pausa no Poço do Vale do Queiróz com banho no local, após o banho seguiremos andando até o carro e retorno par a a sede.
Duração do Passeio: 9 horas - Caminhada ida: 6,5 kmPercurso de carro ida: 19 km - Dificuldade: Médio até o Vale do Queiróz, Alto: nas subidas até o topo.

 

Dia 02 -  Mirante do Camburú / Cachoeira do Camburú / Pico do Itobira / Ponte do Coronel - Partiremos da sede em direção ao início da trilha coim transfer de 1 hora, a caminhada começa em nível médio trechos de subidas e descidas até o Riacho do Camburu, após esse ponto a dificuldade aumenta e após 20 minutos chegaremos a Cachoeira do Camburú com parada para fotos e contemplação, seguiremos caminhando em direção ao Pico com passagem por alguns trechos com lama e vegetação de porte médio, após mais 30 minutos chegaremos aos pés do Pico, onde avistaremos por completo a montanha, a partir desse ponto começa o ataque final, com subidas mais inclinadas e trechos com pedras soltas, após 1 horas estaremos no topo do Pico conquistando assim mais um gigante, parada para descanso, fotos e contemplação, lanche no local, lá do alto teremos uma completa vista dos arredores de Rio de Contas e em dias de céu claro avistaremos as montanhs mais distantes no Parque Nacional. Após descanso chega a hora de descer o pico pelo mesmo percurso de ida, faremos uma parada na Cachoeira do Camburú para banho, após o banho retornaremos para o carro e volta para a Sede.
Duração do Passeio: 9 horas - Caminhada ida: 6kmPercurso de carro ida: 19km - Dificuldade: Médio no início, Alto: no final.

 

Dia 03 - Gerais de Rio de Contas / Forquilha da Serra / Pico do Barbado / Cachoeira Quebra Cangaia / Gerais de Rio de Contas - Partiremos cedo da sede e seguiremos em direção ao topo do nordeste, o trajeto tem dureção de 2 horas cortando estradas vicinais de terra com passagem por vários povoados e vilarejos, atravessando riachos e rios até chegarmos ao início da trilha, a caminhada começa em nível baixo com trechos planos, mas logo em seguida começam as subidas com trechos calçados e vegetação de mata alta, após uma hora e meia chegaremos a um local conhecido como Forquilha da Serra, a partir desse ponto a dificuldade se eleva e seguiremos com trechos de escalaminhada por aprocimadamente trinta minutos, passado esse tempo a dificuldade vai diminuindo, isso é sinda que o topo está próximo, após mais meia hora chegaremos ao topo, é a conquista do topo do nordeste, estaremos a 2.033 metros, lá do alto teremos uma completa vista a 360º. Avistaremos os Picos das Almas e Itobira, e serras distantes em dias de ceu claro, sendo possível ver montanhas no Parque Nacional. Após a conquista faremos o retorno pelo mesmo caminho até o carro, após meia hora já de carro, faremos uma nova pausa, agora visitaremos a recém descoberta Cachoeira Quebra Cangaia, local quase exclusivo e com grande beleza natural, parada para banho, após o banho seguiremos para os campos gerais do Rio de Contas, e retorno para a sede.
Duração do Passeio: 12 horas - Caminhada ida: 6 kmPercurso de carro ida: 60 km - Dificuldade:  Médio no início, Alto: no final.

Picos das Almas, Itobira e Barbado
Note 0 sur 5 Pour 0 votes