Pico das Almas, Cachoeiras do Jiló e Mocotó, Poço das Andorinhas

Pacote de passeios com grande variação de atrativos naturais com visita ao Pico das Almas, o mais belo passeio da cidade, com passagem por formações rochosas únicas e rica flora, banho nas Cachoeiras do Jiló e Mocotó, visita aos Poços Preto e o Poço das Andorinhas.

Descrição dos roteiros

Dia 01 - Vale do Queiróz / Mata das Almas / Portal das Almas / Ataque ao cume - Partida de Rio de Contas até o início da trilha num percurso de 19 km e uma hora em carro, a caminhada inicia em nível médio com pequenas subidas e trechos planos, após uma hora de caminhada faremos a nossa primeira parada em um mirante onde avistaremos o percurso já percorrido, a caminhada continua e após mais 30 minutos chegarmeos ao Vale do Queiróz, um santuário com uma vasta planície e formações rochosas úinicas na Chapada e uma grande diversidade de flores, além de um riacho de águas correntes, passagem por um trecho de mata de encosta, e um pequeno riacho, em segida começam as subidas em direção ao pico, a primeira subida requer cuidados pois tem trechos lamacentos e encharcados por causa das nascentes, passado a subida inicial seguiremos em em trechos planos até o Portal das Almas, uma formação de ocha diferente e ponto de parada para descanso, em seguida começa a subida do segundo morro, com cascalhos requer cuidados por parte dos visitantes, evistando escorregões, após 30 minutos chegaremos aos pés do Pico das Almas, começam agora os tredhos de escalaminhadas com subidas íngremes no trecho da subida inicial, e após 40 minutos chegarmeos ao topo conquistando assim um dos Gigantes do Nordeste, estaremos a 1.958m de altitude e termeos umja vista compelta dos arredores e cidades vizinhas, parada para fotos e contemplação, em seguida faremos o caminho de volta, mas antes tem uma parada no Poço do Vale do Queiróz com um banho para revigorar as energias, após o banho caminharemos até o carro e retorno para a sede.

Dia 02 - Mirante Gigantes do Nordeste, Cachoeiras do Jiló, Poço Preto - Partiremos da sede em direção a trilha de acesso as cachoeiras, após 30 minutos faremos uma pausa no Mirante Gigantes do Nordeste, local onde avistaremos os Pícos das Almas e Itobira e parte do Pico do Barbado, depois seguiremos até o estacionamento e iníciod a trilha. A caminhada começa em nível baixo com trechos planos e descidas suavez, ao cchegar no leito do rio começam os trechos de pedras, após 15 minutos chegaremos as primeiras cachoeiras, local com três quedas d'água e vários poços para banho, após o banho seguiremos em caminhada por mais 15 minutos até o Poço Preto, trata-se de um poço grande com uma correderia e profundidade de mais de três metros, parada para banho e contemplação, após o banho seguiremos para a ultima atração do roteiro, mais uma cachoeira no Rio Brumado, essa última é menor e com grande beleza e várias quedas pequenas, parada para banho e contemplação, após os banhos seguiremos caminhadndo de volta para o carro e retorno para a sede,. Caso o cliente queira poderá visitar no mesmo dia a Fazenda Vaccaro, local onde é fabricada a Aguardente Serra das Almas, local com área de lazer, mirante, pomar etc.

Dia 03 - Arapiranga, Poço Pinga Pinga, Cachoeira das Andorinhas, Poço das Andorinhas / Mirante Aeroporto - Partiremos da sede em direção a vila de Arapiranga num trajeto de vinde km em asfalto e vinte km em estradas de terra, após uma hora chegaremos a vila, seguiremos agora por estradas de terra ainda té o iníciod a trilha e estacionamento onde ficará o carro. A caminhada inicial tem trecos de descidas e subidas suaves e passagem por trechos calçados e várias fazendas e pequenos sítios até o leito do rio. Seguiremos agora pelo leito do rio e passagem por várioas cachoeiras pequenas e corredeiras, faremos  nossa primeira pausa para um banho em um poço com grande beleza e visa panorâmica sem igual, após o banho seguiremos trilhando até o poço principal, após mais 20 minutos chegaremos ao Poço das Andorinhas, no local tem uma pequena gruta de onde cai uma cachoeira seguida de um poço, o único acesso para a gruta é passando pelo poço, precisa nadar. Após o banho pegaremos o caminho de volta até o carro e retorno para a sede, mas antes tem parada no Mirante Aeroporto, estaremos a 1.200m, no local termeos uma vista completa da cidade de Rio de Contas, das Serras das Almas e do Tombador, Pico do Itobira e o Lago da Barragem, retorno para a sede.

Dia 04 - Cachoeira do Mocotó, Mirante Bittencourt, Vale do Mocotó - Partiremos da sede com passagem pela Barragem do Rio Brumado com parada para fotos e contemplação, seguiremos agora em direção ao início da trilha e após uma hora chegaremos ao Mirante Bittencourt, com 1.600m é uma parada obrigatória para ver a belíssima vista panorâmica dos arredores de Rio de Contas, seguiremos então para o início da trilha onde ficará o carro. A caminahda começa com descidas cascalhadas até o leito do Rio Mocotó, a partir desse ponto seguiremos descendo o rio até chegar mos a Cachoeira, com queda aproximada de 10 metros seguida de um poço para banho, desceremos até o poço com parada para banho no local, após o banho pegaremos o caminhoi de volta até o carro, agora de carro faremos uma rápida passagem pela vila Portuguesa de Mato Grosso, e pela Ponte do Coronel, a praia de Rio de Contas, banho no local, em seguida retorno para o carro e volta para a sede.